Cité Modèle ou um verdadeiro pedaço de cidade autárquica que poderia oferecer aos seus habitantes todas as vantagens de uma cidade real, em um ambiente saudável e próximo da natureza. Essa era a grande ambição (ou utopia?) modernista na sua realização.
A Cité deveria dispor de todos os serviços e equipamentos de que os habitantes precisariam, e, no entanto, por razões orçamentárias, a lista de infraestruturas foi reduzida a uma parte reduzida: o centro esportivo, a igreja, a escola, o restaurante, o centro de saúde nunca foram concretizados… Requalificando, ao longo dos anos, a Cité modèle em uma cidade dormitório onde o carro reina.
Ainda assim, é possível, à luz dos princípios do Care, superar as divisões entre natureza e cultura herdadas da modernidade, reinventando nossa relação com o vivo, com os humanos e os não-humanos.
Assim, elementos como o Parque, o espaço público, os lugares de troca e de compartilhamento podem ser, para este conjunto, verdadeiros vetores de uma paisagem maior para a Cité.
A Cité modèle possui um grande número de acessos, como a rodovia, o metrô, o bonde, o ônibus... No entanto, a cidade continua sendo enclavada. Queremos, portanto, utilizar essas conexões para reconectar a cidade ao seu contexto.

A Cité modèle possui diversas atividades ao longo do ano. Diferentes associações estão presentes, como a ASBL, que atua em várias escalas. Seja para encontrar moradia social ou para melhorar e promover a convivência dentro da cidade. Elas organizam diversos projetos participativos e inclusivos.
Todos os anos, a Cité Modèle reúne muitos eventos, como a festa do bairro, o dia da limpeza, o forno comunitário, ler no parque, o percurso de HQ... entre outros. Durante o verão, o percurso FLM é feito por um trem turístico disponibilizado aos moradores, conectando a Cité Modèle, o bairro Norte, Laeken e o centro.




A Cité Modèle está localizada entre dois polos naturais, o que lhe confere um potencial de reconexão com a natureza e a biodiversidade. Alguns elementos paisagísticos já existentes oferecem a possibilidade de conexão com esses espaços. No entanto, isso não é suficiente. É por isso que planejamos usar o paisagismo para tornar a Cité Modèle mais porosa em relação ao seu contexto.
Équipements
Équipements
Infrastructure
Infrastructure
Paysage
Paysage
Após identificar os três alavancas do projeto, reunimos todas elas para criar conexões possíveis entre o bairro e a cidade. Para isso, realizamos várias intervenções, primeiro no nível da materialidade do solo, com o objetivo de unificar a cidade e seu “exterior”. Em segundo lugar, trabalhamos no térreo do edifício em barra, criando aberturas e instalando programas associativos e culturais para a cidade e o bairro. Essas aberturas visuais permitem criar uma ligação indireta com o coração da cidade e seu entorno. Por último, foi realizada uma intervenção no paisagismo.
Back to Top